O Programa de Educação Ambiental na Extensão Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (Peaeu/UEA), encerrou, no dia 14 de dezembro, as atividades da 17ª edição da Escola do Meio Ambiente (EMA). As ações ocorreram na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada.
A 17ª edição do projeto EMA desenvolveu planejamento, implementação e avaliações de temas transversais relacionados à questão ambiental, tendo o paradigma da complexidade como referência. As ações tem como objetivo proporcionar uma imersão em práticas sustentáveis e educação ambiental.
A EMA contou com a participação dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na elaboração dos temas transversais globais, nacionais e regionais e o Peaeu contou com a colaboração da equipe de coordenação envolvendo professores e alunos da ENS e da Escola Superior de Arte e Turismo (Esat), além de avaliadores externos, professores das redes de ensino de Manaus, interessados na formação de cidadãos críticos e participativos nas decisões que comprometem a vida no planeta.
Um livro está sendo elaborado para disponibilizar, aos professores que atuam no ensino básico, alternativas para serem utilizadas colocando a educação ambiental no centro do tratamento interdisciplinar, necessário para a compreensão da complexidade que envolve o meio ambiente. A transversalidade vem sendo o caminho para colocar em prática uma perspectiva do trabalho interdisciplinar na escola.
A coordenação do Peaeu e dos projetos que o integram contou com o apoio das docentes Elizabeth da Conceição Santos, Iêda Hortêncio Batista, Francisca da Silva Ferreira, Cristina Motta Buhrnheim e Sonia Araújo Nascimento da Esat.
fonte:uea