A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou as inscrições para o curso de extensão “Formação para docência e gestão em educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola”, voltado a professores, gestores e pedagogos da educação básica. Interessados deverão se inscrever no período de 17 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025. Essa é uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) junto ao Ministério da Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo é promover a formação de profissionais que combatam o racismo nas salas de aula, por meio de atividades pedagógicas inclusivas e respeitosas, trabalhando a valorização da cultura, história e tradição das identidades étnico-raciais e quilombolas. Essa imersão será realizada on-line com tutorias, encontros síncronos, compartilhamento de saberes e experiências.
A ação está dentro da Lei N.º 10.639/03 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
A carga horária do curso será de 120 horas. Serão ofertadas 3.750 vagas iniciais. Após o preenchimento desse número, as inscrições passarão a ser em cadastro reserva. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de março de 2025.
Requisitos para participar
O candidato deve seguir os requisitos abaixo para poder se inscrever:
· Ser professor (a), pedagogo (a) ou gestor (a) da educação básica, com vínculo atual (efetivo ou temporário), no momento da inscrição, na rede pública de ensino (municipal ou estadual) no estado do Amazonas;
· Ter habilidades para usar computadores e possuir acesso à internet.
Candidatos podem acessar o edital para ter acesso a mais detalhes sobre o cronograma, prazos e documentações necessárias.
FONTE>PORTALUEA