Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (15/08), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) alcançou um marco importante ao se tornar a primeira instituição pública do Norte a receber a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O reconhecimento foi concedido ao Laboratório de Ensaios de Produtos (LabEP), especializado em ensaios de segurança para isqueiros e localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST), em Manaus.
O evento contou com a presença do presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, o reitor da UEA, André Zogahib, e o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza. A certificação, emitida pela Coordenação-Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro, atesta que o LabEP segue normas rigorosas de segurança e qualidade, válidas em mais de 120 países.“O selo do Inmetro é um atestado de que o nosso laboratório atende aos mais altos padrões internacionais de qualidade, proporcionando segurança ao consumidor e à sociedade”, destacou Samantha Coelho Pinheiro, coordenadora do LabEP.O
LabEP foi fundado em 2019 e, desde então, tem se dedicado à realização de ensaios em conformidade com as Normas Brasileiras (NBR) e portarias do Inmetro. Além dos ensaios em isqueiros, o laboratório planeja expandir sua atuação para novas áreas, incluindo experimentação elétrica e análise de águas, reforçando o papel da UEA na inovação e desenvolvimento tecnológico.A parceria entre o Inmetro e a UEA está em contínua expansão, com novos projetos em andamento, como o Laboratório de Refrigeração e Climatização, que também estará sujeito à certificação futura do Inmetro. “Estamos apenas no início de um projeto muito maior, que fortalecerá ainda mais a Zona Franca de Manaus e o papel da UEA como líder em pesquisa e desenvolvimento”, concluiu o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito.
fonte:oamazonense