No total, 1,74 milhão de gaúchos já foram afetados de alguma forma pelas enchentes no Rio Grande do Sul, ou seja, perderam casas, estão sem luz, água ou comida. Nesta quinta-feira (9), a Nasa divulgou imagens do satélite Landsat 8 que mostram a destruição no Estado.
De acordo com a Nasa, a primeiro imagem foi registrada no dia 20 de abril, poucos dias antes dos temporais começarem no Estado.
A foto, adquirida pela câmera Operational Land Imager embarcada no satélite Landsat 8, o mais avançado em termos de observação, mostra a inundação em quase toda área urbana no ápice da cheia.
(Foto: Divulgação / Nasa)
A visualização mostra as regiões alagadas ao longo das margens do lago Guaíba bairro Navegantes, no extremo Norte, até o bairro Menino Deus, no Sul.
É possível perceber que a coloração barrenta das águas cobre os bairros Farrapos, São Geraldo, Centro e Menino Deus. A Nasa tamb´´em mostrou as áreas do Aeroporto Salgado Filho, o estádio Beira-Rio e a Arena do Grêmio.
A captura da imagem, em altitude superior a 700 km, foi produzida com apoio dos cientistas brasileiros parceiros da NASA no Programa de Ciências Aplicadas da agência, que inclui uma divisão para lidar com desastres naturais.
Fonte: D24am