A Polícia Civil informou que vai investigar se o incêndio que atingiu casas de madeira na comunidade Bairro do Céu, no Centro, zona sul de Manaus, foi acidental ou criminoso. Ao total, 30 casas foram destruídas durante o fogo no sábado (20) e mais de 100 famílias estão desabrigadas.
As investigações vão ser feitas pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). A perícia do Instituto de Criminalística (IC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi acionada para fazer analisar o que causou o incêndio.
O comandnate geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Orleiso Muniz, informou que as equipes seguem duas linhas de investigações para constatar a causa do sinistro. A primeira seria pelo fato das casas serem de madeiras e com ligações de energia clandestina que pode ter gerado um curto-circuito.
Outra linha de invetsigação é que de vazamento de gás após alguns moradores relatarem que o fogo teria iniciado numa casa em que o morador esqueceu uma panela no fogão com o fogo acesso.
As famílias afetadas pelo incêndio estão sendo cadastradas para receberem benefícios. Após a avaliação dos cadastros será possível determinar os benefícios que serão destinados às famílias. De imediato, todas receberão cesta básica e colchões.
Desde o início da tarde, equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Defesa Civil municipal, e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), estão realizando o atendimento às famílias.
Após a contenção do incêndio, as secretarias realocaram as famílias no Santuário Nossa Senhora Aparecida, nas imediações da área atingida, para realizar o cadastro e a contabilização de pessoas afetadas.
Fonte: D24am.