Propositura obriga existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência em competições esportivas
De autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), avançou, na Sessão Plenária o Projeto de Lei (PL) nº 143/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de categoria adaptada para Pessoas com Deficiência (PCDs) em competições esportivas públicas ou particulares, realizadas em Manaus.
A propositura, que já tinha sido aprovada pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, também pela apreciação da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, agora segue para a 17º Comissão de Esportes da CMM.
“É de fundamental necessidade que essa parcela da população seja incentivada a praticar esportes. Esse PL busca justamente isso, a inclusão e o incentivo, tivemos agora os jogos Parapan-Americanos e percebemos o quanto nosso país é forte nos esportes adaptados”, destacou Caio André.
O projeto defende que o esporte é uma alternativa para os deficientes que buscam superar limitações físicas e se tornarem atletas de alta performance. O texto detalha que, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem no Amazonas cerca de 790.647 pessoas que possuem alguma deficiência.
“O PL segue justamente esse pensamento, de incluir e dar destaque para os para-atletas. Quem sabe temos aqui em Manaus possíveis campeões paraolímpicos, e não podemos deixar essas oportunidades passarem”, concluiu Caio André.
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM