As obras de construção da ciclovia localizada na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital amazonense, são intensificadas. Na segunda-feira, 10/7, as equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), aproveitam o dia de intenso sol e seguem com os trabalhos.
Nesta etapa, foi iniciada a retirada da grama em frente a um condomínio ao logo do percurso e, logo em seguida, será finalizado o processo de demolição da antiga pista utilizada pelos ciclistas. As equipes de obras compostas por 15 trabalhadores, com o auxílio de um caminhão carroceria e uma retroescavadeira, também realizam ajustes em frente às residências ao longo da ciclovia, no trecho concretado.
A intervenção da prefeitura é para retirar as ciclofaixas da avenida Coronel Teixeira e criar uma via isolada, que proporcione maior segurança aos ciclistas. O projeto prevê o percurso desde o passeio próximo aos quartéis, à casa de eventos Dulcila, até a praia da Ponta Negra, com um retorno em duplo sentido de tráfego de bicicletas. O trajeto contará também com um retorno, sendo uma solução viária para o trecho, além de um canteiro central.
“O prefeito David determinou e aqui estamos, executando essa obra que vai contribuir significativamente na melhoria da qualidade de vida e segurança, não apenas dos ciclistas, mas também dos pedestres. Nós estamos seguindo rigorosamente as normas de trânsito na via, que terá três faixas. Até o fim do ano a ciclovia da Ponta Negra vai estar pronta, recapeada, iluminada e sinalizada, para beneficiar a população da nossa cidade. É mais um compromisso cumprido com rigor, na gestão do prefeito David”, afirmou o secretário de Obras, Renato Junior.
No projeto, consta a execução de 3,6 quilômetros de ciclovia, destes, 1 quilômetro foi concluído. A obra segue com os serviços de concretagem e finalização dos serviços nas calçadas, que serão refeitas para adequação à via. Os trabalhos serão finalizados com os serviços de pintura, sinalização e iluminação de todo o trajeto da ciclovia, garantindo segurança aos ciclistas.
A previsão é de que a obra da ciclovia da Ponta Negra, que possui investimento de R$ 4 milhões, seja concluída até o fim deste ano.