Um idoso de 69 anos foi preso, na quarta-feira (3), por descumprimento de medida protetiva expedida em fevereiro de 2023, em favor de sua neta. O suspeito já tinha abusada da vítima e continuava oferecendo dinheiro para praticar o ato contra a menina. A prisão aconteceu no bairro São José Operário, zona leste de Manaus.
De acordo com policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a medida protetiva foi deferida em razão da vítima ter sido abusada sexualmente pelo seu avô, em 2020. Na época do crime, a vítima tinha 11 anos.
“A ordem judicial determinava que o autor não se aproximasse da menina, entretanto, mesmo após a medida, ele continuava a procurá-la. Eles moravam em casas diferentes, mas no mesmo terreno. Além de ele não sair da propriedade, continuava oferecendo dinheiro para que a vítima o deixasse consumar os atos libidinosos”, disseram.
Conforme os policiais civis, o descumprimento foi denunciado pela própria vítima e por sua representante legal, ocasião em que as diligências foram iniciadas e foi solicitado à Justiça o mandado de prisão preventiva em desfavor do autor.
Ele responderá por descumprimento de medida protetiva e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Operação Caminhos Seguros
A prisão faz parte da Operação Caminhos Seguros, deflagrada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Fonte: D24am