Portal C1 – Notícias
Esportes

Lesões viram pauta, e Flamengo aumenta monitoramento físico em meio à sequência de jogos

Jorge Sampaoli está tentando “trocar o pneu com o carro andando” no Flamengo, já que foi contratado no dia 14 de abril para substituir, em meio a jogos importantes, o demitido Vítor Pereira. A partir disso, um tema tem sido discutido no Rubro-Negro quase que rotineiramente: problema físico do plantel, somado às lesões e às dores musculares dos atletas.

Assim que chegou, Sampaoli detectou a necessidade de elevar o condicionamento físico dos jogadores, para que possam desempenhar o que é desejado e pedido taticamente pelo argentino. Porém, o departamento médico alertou o treinador da necessidade da ‘maior intensidade‘ ser empregada de forma “gradual“, por conta das possíveis lesões. Em comum acordo com o DM, o técnico tem agido de forma mais cautelosa, entretanto, não tem conseguido evitar as contusões ou o alto desgaste no plantel.

 

o aquecimento da derrota do Flamengo por 3 a 2 para o Botafogo, por exemplo, Gerson sentiu a virilha no aquecimento. Ayrton Lucas entrou no lugar do meio campista. Porém, o próprio lateral esquerdo havia sido poupado – colocado como reserva –  na escalação inicial, por conta de dores musculares e desgaste físico avantajado – o que não é contusão.

Léo Pereira, que marcou os dois gols do Flamengo contra o Botafogo, foi substituído contra o Internacional, no dia 23 de abril, com dores musculares. Tudo isso ocorre em meio a jogos importantes para o Fla. A questão física, portanto, tem sido debatida com frequência no Mais Querido, até visando diminuir ao máximo o impacto de desfalques por conta de lesões futuras.

Próximos jogos do Flamengo:
Racing x Flamengo – Libertadores da América, 04/05
Athletico-PR x Flamengo – Campeonato Brasileiro, 07/05
Flamengo x Goiás – Campeonato Brasileiro, 10/05
Bahia x Flamengo – Campeonato Brasileiro, 13/05
*16-17-18/05 – Ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Flamengo x Corinthians – Campeonato Brasileiro, 21/05
Ñublense (CHI) x Flamengo – Libertadores da América, 24/05
*Sorteio da Copa do Brasil ocorrerá nesta terça-feira (02) para definição do adversário e da data do jogo do Flamengo

Jorge Sampaoli busca a melhor estratégia para solucionar os problemas físicos, sem sofrer com perda técnica para os jogos seguintes. A partir disso, tem entrado a importância da conversa diária entre a comissão do treinador argentino e o departamento médico, chefiado pelo Dr. Márcio Tannure.

A intenção da atual comissão técnica do Flamengo, vale frisar, é deixar os jogadores ‘na ponta dos cascos‘ a partir de junho. Para isso, seria importante tê-los inteiros fisicamente até lá, ou seja, não sofrer com seguidas contusões ou dores musculares, acarretando nas ausências dos atletas em sessões de treinos.

QUESTÕES TÁTICAS
Sampaoli tenta empregar a filosofia de jogo por meio de vídeos e raros treinos, devido às sequências de partidas do Flamengo – em média, aproximadamente, uma a cada três dias. O treinador, inclusive, adotou os treinamentos em dias de duelos no Rio de Janeiro. Por exemplo: no domingo (30), quando o Fla encarou o Botafogo às 16h (horário de Brasília), o elenco foi ao campo do Ninho do Urubu, pela manhã – horas antes de a bola rolar -,  para realizar jogadas ensaiadas e movimentações táticas.

Dessa forma, Sampaoli tenta melhorar a ideia de jogo na cabeça do plantel, enquanto busca aperfeiçoar o condicionamento físico e evitar contusões. É, de fato, múltiplas missões, mas que o argentino acredita ser necessário para atingir hesito ao término da temporada.

FONTE: COLUNA DO FLA

 
 
Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »