O município de Coari realizará uma campanha de conscientização em favor da vida e contra a violência. A iniciativa foi discutida nesta sexta-feira (24) durante uma reunião do prefeito Keitton Pinheiro com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara de Vereadores, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito. O objetivo é promover uma mudança comportamental de toda a sociedade em prol da construção de uma cultura de paz.
De acordo com Keitton Pinheiro, a campanha deve debater diversos temas com vistas a contribuir para a prevenção de crimes, bem como possibilitar que as medidas de combate à violência sejam tomadas em colaboração para aumentar a sensação de segurança da população. “De imediato, vamos reforçar as ações preventivas usando pessoas de referência como empresários, padres, pastores, estudantes, professores, dentre outros; e também reativar o Comitê de Segurança do município, intensificar a questão das blitz de trânsito e trabalhar a implementação da Ronda Maria da Penha”, afirmou o prefeito.
O tenente-coronel Pedro Moreira, assegurou que a Polícia Militar está sempre disposta a juntar e somar forças com todas as entidades e órgãos que são responsáveis pela segurança pública. “A tropa tem se empenhando da melhor forma, fazendo um trabalho tanto repressivo (blitz, abordagens nas ruas, operações), como também policiamento preventivo (palestras do Proerd). Queremos continuar essa parceria, com essa nova campanha discutida hoje, que deve implementar ações à curto prazo para que tenha logo uma medida de impacto junto à população; e também à médio e longo prazo para que haja situações mais duradouras referente a segurança pública, e a população se sinta realmente segura. Que ela tenha uma segurança real na cidade de Coari”, declarou.
A campanha começou a ser planejada em virtude dos últimos episódios de violência no município. O prefeito Keitton Pinheiro enfatizou que deve se reunir novamente com o governador Wilson Lima para tratar do assunto. “Vamos marcar uma audiência com o governador semana que vem para fortificar o pedido de reforço do policiamento em Coari. Mas, desde já, eu agradeço muito ao trabalho dos profissionais que temos hoje porque eles trabalham diuturnamente. E não é fácil trabalhar com efetivo pequeno, mas eles fazem isso e com coração, com perseverança, com muita garra, dando o seu melhor pelo município”, destacou.