Palmeiras e Flamengo entram em campo neste sábado (28), em busca do primeiro título da temporada: a Supercopa 2023. De um lado, o atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras, encara o atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo, às 15h30 (horário Manaus), no Estádio Mané Garrinha, em Brasília (DF).
Reedição da final de 2021, Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar na Supercopa, após um jogo de muita emoção no primeiro encontro. Na oportunidade, após o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, o rubro-negro carioca venceu nos pênaltis.
Verdão em busca do primeiro título
Atual campeão do Brasileirão 2022, o Palmeiras coleciona onze títulos da competição nacional. A conquista veio com três rodadas de antecedência do fim e coroou o trabalho do técnico Abel Ferreira. O português perseguiu o torneio em seus primeiros dois anos de clube e, na terceira disputa, teve o prazer de ser campeão brasileiro.
Na véspera da partida, o meia Dudu exaltou a força da equipe na temporada de 2022 e reforçou o foco na busca do primeiro título da Supercopa do Brasil.
“Fizemos um grande campeonato, foi difícil desde a primeira rodada e focamos muito pra conquistar esse título. A equipe está de parabéns pelo título de 2022. Mas agora, é outro ano, outra competição, uma Supercopa que o Palmeiras ainda não tem e estamos muito focados, concentrados, trabalhando bem para que a gente consiga sair campeão”, destacou Dudu.
Rubro-negro presente em todas as finais
Em 2022, o Flamengo foi tetracampeão da Copa do Brasil. A vitória sobre o Corinthians veio nas disputas de pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Com o título, o rubro-negro marcou presença em mais uma Supercopa.
Presente nas quatro edições desde o retorno da competição em 2020, o Flamengo é o maior campeão da Supercopa do Brasil. No total, detém dois títulos. Na primeira edição, o time da Gávea venceu o Athletico-PR por 3 a 0. Em 2021, a conquista veio após a vitória no pênaltis sobre o Palmeiras. No último ano, em 2022, foi vice-campeão após perder nos pênaltis para o Atlético-MG.
Camisa 7 do Flamengo, Everton Ribeiro projetou a final e destacou o empenho da equipe para sair com mais um título da Supercopa do Brasil.
“Ano passado na Copa do Brasil foi um caminho muito difícil e conseguimos trazer esse título que faltava. Foi muito marcante para todos nós, mas agora, a gente espera fazer uma grande partida na final para levarmos esse primeiro título da temporada”, finalizou Everton.
Equipe de arbitragem:
Arbitragem: Wilson Pereira Sampaio (FIFA-GO), Bruno Boschilia (FIFA-PR), Bruno Raphael Pires (FIFA-GO), Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF) e Leila Naiara Moreira (FIFA-DF). Árbitro de vídeo: Rodrigo Alonso Ferreira (VAR), Helton Nunes (AVAR), Rafael Traci (AVAR2)
Fonte: D24am