Portal C1 – Notícias
ALEAM

Assembleia propõe novas leis para garantir direitos dos povos indígenas

Assembleia Legislativa do Estado (ALE) trabalhou ao longo de 2022 na apresentação de proposituras de novas leis para garantir o direito dos povos indígenas e para criação de novas políticas públicas para o setor do turismo.

Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem no Amazonas, mais de 168 mil pessoas que se autodeclaram indígenas, cerca de 20% da população autodeclarada indígena do Brasil.

Num ano em que o movimento pelos direitos dos povos originários pautou o debate político, tramitaram pela Casa Legislativa 128 matérias ligadas à pauta, entre Projetos de Lei (PL) e Requerimentos feitos pelos parlamentares a instituições e órgãos públicos.

Destaca-se entre essas matérias, a Lei nº 6.052/2022 já sancionada. A nova lei reconhece a contribuição dos povos indígenas na preservação das florestas, no folclore, nos costumes, nas lendas, na culinária, no artesanato e na linguagem do Amazonas e do Brasil, como uma reparação a esses povos.

Turismo

Após sofrer com o impacto da pandemia de Covid-19, o setor turístico do Amazonas tem realizado a retomada de atividades e passado por um reaquecimento. Preocupados com a retomada das atividades, em 2022, o Parlamento Estadual tramitou 15 matérias legislativas sobre o tema, entre PLs, Projetos de Resolução Legislativa (PRL) e Requerimentos.

Fonte: D24am

Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »