O presidente Jair Bolsonaro (PL) escalou o vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), para representá-lo na 61ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, nesta terça-feira (6), em Montevidéu (Uruguai).
O evento seria o último compromisso internacional de Bolsonaro na Presidência da República. Em novembro, na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), no Egito, a delegação brasileira foi chefiada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Desde o breve discurso dois dias após o resultado das eleições, Bolsonaro não falou com a imprensa. O presidente saiu poucas vezes — foi a dois eventos militares e a um jantar de confraternização do PL — e não se pronunciou publicamente.
Cúpula do Mercosul
A Cúpula do Mercosul acontece nesta terça-feira (6). Na segunda, antes do começo oficial, o Conselho do Mercado Comum, órgão decisório de nível ministerial se reuniu no Uruguai. A 61ª Cúpula marca encerramento da presidência de turno do Uruguai e o início da presidência da Argentina.
Fonte: D24am