Portal C1 – Notícias
Notícias

Xi Jinping completa dez anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês

O presidente Xi Jinping completa, nesta terça-feira (15), dez anos à frente do Partido Comunista Chinês (PCCh), como secretário-geral, após substituir Hu Jintao.

Em 23 de outubro, ele foi reconduzido para seu terceiro mandato para o cargo é o mais poderoso do país durante. Desde 1993, o presidente em exercício da legenda também é o presidente da China.

O detentor do cargo ainda é um dos sete membros da Comissão Permanente do Politburo, o órgão mais poderoso do PCCh, responsável por definir políticas e nomear autoridades do governo. O Politburo é composto por 25 pessoas, incluindo a Comissão Permanente.

Já em 2017, cinco anos após assumir o controle do PCCh, o secretário-geral rompeu com a tradição de indicar um sucessor ao Comitê Permanente. Por mais de duas décadas houve uma nova nomeação durante o congresso. Assim, sinalizou planos para manter um controle firme sobre todos os aspectos do que é considerado uma tríade de poder na China: controle sobre o partido, o Estado e os militares.

A decisão foi vista como uma medida que permitiria o terceiro mandato como chefe de Estado. Ao mesmo tempo, ele manteria o controle do partido – onde está o verdadeiro poder. Mesmo que não exista limite de mandato para o secretário-geral, a permanência de Xi romperia com o limite de idade informal para o principal cargo do partido.

Atualmente, Xi enfrenta uma série de tensões, como as reações dos habitantes do país frente ao Covid Zero. O governo do país adere à política de enfrentamento ao coronavírus com bloqueios totais ou parciais e repetidos testes. Em outubro, mais de 300 milhões de pessoas foram afetadas.

Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »