A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), iniciou visitas aos agricultores rurais de Manaus do Polo 8 da Agricultura Familiar, com o objetivo de conhecer de perto as necessidades dos agricultores e identificar suas prioridades. O primeiro local visitado na sexta-feira, 28/10, foi a comunidade São José, que fica no Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim, Km 21 da BR 174.
De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, as visitas são um desdobramento de demandas apresentadas durante as reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), do qual ele é presidente.
“A pedido dos nossos conselheiros, estamos iniciando as visitas pelas comunidades do Polo 8, para conhecer de perto as necessidades. Estamos aqui cumprindo a determinação do prefeito David Almeida que é trazer os recursos necessários para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em qualquer setor, seja na agricultura e abastecimento, seja na infraestrutura, na saúde ou em outras áreas. E é nosso dever, enquanto presidente do CMDRS, buscar resolver os problemas demandados e trazer melhorias para o produtor rural”, afirmou Costa.
A agricultora Ágda Demétrio produz uma tonelada de pimentão por semana na comunidade São José e, segundo ela, sua principal dificuldade é escoar a produção, por conta da precariedade do ramal.
“Nós temos várias demandas, mas a principal é o escoamento da produção. Não adianta produzir um produto de qualidade e não conseguir tirar daqui. Se chover, piora. E se você perder 24 horas com a produção colhida, cadê a qualidade? A visita de vocês hoje é muito importante porque é o olhar institucional aqui no nosso ambiente. E quando o olhar de vocês e o nosso olhar, se cruzam, gera o progresso que é tão necessário para nos impulsionar”, enfatizou a agricultora.
Presente durante a visita, o subsecretário de Apoio às Comunidades da Seminf, Beto Dantas, conversou com os agricultores. “Essa é uma visita preliminar. Tudo o que foi levantado aqui por nossa equipe, vai ser levado para o secretário de Obras Renato Júnior para avaliarmos qual o trabalho a ser realizado na comunidade”, explicou.
Para o presidente da comunidade José Maria, é um privilégio para reunir, em um único dia, duas secretarias no Tarumã-Mirim.